LINGUÍSTICA TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA


Conforme já estudamos, “um ato de linguagem não é apenas um ato de dizer e de querer, mas, sobretudo essencialmente um ato social pelo qual os membros de uma comunidade 'inter-agem'." (BANGE, 1983, apud KOCH, 1998, p. 66).

 

Assim, pela atividade verbal, estabelecemos uma relação de interação com o nosso interlocutor. Essa interação pode ser percebida por marcas linguísticas que a concretizam no texto. Dessa forma, leia atentamente os enunciados da segunda coluna, identificando as marcas ou elementos linguísticos que realizam as diversas estratégias de interação entre o locutor e interlocutor presentes na primeira coluna:

 

1) Operador argumentativo

2) Indicador modal 

3) Marcador de pressuposição

4) Correlação entre os tempos verbais

5) Índice de polifonia

 

(  ) José deixou de beber.

(  ) Se você fizesse o trabalho, eu ficaria mais tranquila.

(  ) “Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte”.

(  ) Júlia não engordou. Pelo contrário, está fazendo um rigoroso regime.

(  ) É necessário que se use uniforme.

 

Assinale a sequência correta:


1, 2, 4, 3, 5


3, 4, 1, 5, 2


5, 1, 2, 4, 3


3, 1, 2, 5, 4


2, 3, 5, 4, 1

A correlação verbal constitui uma espécie de coerência que deve haver entre as formas verbais utilizadas em uma frase ou sequência de frases. Ou seja, é preciso que haja articulação temporal entre os verbos, para que eles se correspondam, de maneira que expressem as ideias sem prejuízo de sentido. Sendo assim, leia os trechos a seguir:

 

Trecho 1

 

Na faculdade que fiz, eu fui levando as disciplinas sem a preocupação de aprender os conteúdos. Na verdade, eu colava na prova, pedia para meus amigos colocarem o meu nome nos trabalhos que eles tinham feito e raramente estudava, pois o que eu queria mesmo era o título da graduação. Se eu tivesse estudado mais, não estarei nessa situação de desemprego.

 

Trecho 2

 

Na faculdade que fiz, eu fui levando as disciplinas sem a preocupação de aprender os conteúdos. Na verdade, eu colava na prova, pedia para meus amigos colocarem o meu nome nos trabalhos que eles tinham feito e raramente estudava, pois o que eu queria mesmo era o título da graduação. Se eu tivesse estudado mais, não estaria nessa situação de desemprego.

 

Com base nos estudos sobre a correlação entre os tempos verbais, analise as afirmativas a seguir:

 

I) Há articulação temporal entre os verbos apresentados no trecho 1, sendo possível perceber que eles se correspondem, ou seja, eles expressam as ideias sem prejuízo de sentido.

 

II) Há articulação temporal entre os verbos apresentados no trecho 2, sendo possível perceber que eles se correspondem, ou seja, eles expressam as ideias sem prejuízo de sentido.

 

III) O verbo “tivesse”, nos dois trechos, mostra que o autor está se referindo a uma ação que poderia ter sido realizada no passado, mas que não foi. Assim, ele enuncia um desejo que o autor tem agora em relação ao passado.

 

IV) O verbo “estaria” enuncia um fato que poderia ter ocorrido caso o desejo enunciado pelo verbo “tivesse” tivesse ocorrido. Assim, o verbo “estaria” expressa uma ação condicionada, ou seja, que depende de algo, ao se referir a um fato que não se realizou e que, provavelmente, não se realizará.

 

V) O verbo “estarei” enuncia um fato que irá ocorrer em decorrência do desejo enunciado pelo verbo “tivesse”. Assim, o verbo “estarei” é utilizado para expressar certeza, não deixando dúvidas, o que torna a frase coerente.

 

 

Estão corretas as afirmativas:

 


II e III


III e IV


II, III e IV


II, apenas


I e IV

Analise o trecho a seguir:

 

A globalização é um fenômeno mundial. Ela ocasiona uma conexão estreita, entre economias e mercados, de diferentes países. Tem defensores e opositores.

 

A estrutura textual da progressão temática do trecho apresentado constitui-se como:

 


Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).


Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).


Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).


Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas).


Progressão o salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).

Analise o trecho a seguir:

 

A copa de futebol é um evento mundial. Os eventos mundiais promovem a união de todas as nações. As nações interagem a partir de um único objetivo. Esse objetivo é a conquista do status de melhor futebol do mundo.

 

A estrutura textual da progressão temática do trecho apresentado constitui-se como:

 


Progressão temática com um tema constante (quando a um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas).


Progressão temática com tema variado (quando, de um hipertema, se derivam temas parciais).


Progressão temática por desenvolvimento de partes de um rema subdividido (desenvolvimento das partes de um rema superordenado).


Progressão temática linear (quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte, e assim sucessivamente).

 


Progressão o salto temático (quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto).

Você estudou que a referência é um mecanismo de construção e progressão textual. Entretanto, para Marcuschi, no que diz respeito à progressão textual, considerada como uma questão de relações anafóricas em sentido amplo, ela refere-se à:

 

 


Constatação, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.


Introdução, avaliação, continuidade e retomada de referentes textuais.


Introdução, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.


Introdução, localização, continuidade e retomada de referentes textuais.


Localização, preservação, continuidade e retomada de referentes textuais.

Leia os dois textos a seguir:

 

Texto 1 – Fala

Eu gosto muito do bairro... moro nesse bairro há muito tempo. As ruas e as casas são antigas, mas gosto dessas ruas e casas mesmo assim. Todo mundo conversa um com o outro, trocam ideias, falam da vida... Também tem sempre vendedor oferecendo produtos. Eles tocam a campainha e mostram o produto. Não dá para sentir solidão, pois tem sempre alguém batendo em sua porta. Eles são muito presentes.

 

Texto 2 – Texto escrito

Eu gosto muito do bairro, pois moro nele há muito tempo. As ruas e as casas são antigas, mas gosto delas mesmo assim. Todos moradores conversam uns com os outros, socializam ideias, discorrem sobre a vida. Também, há sempre vendedores oferecendo produtos. Eles tocam a campainha e mostram o produto. Não há como sentir solidão, pois tem sempre alguém batendo em sua porta, e de forma muito presente.

 

Após analisar o texto 1 e texto 2, podemos usar como fundamentação para nossa análise, as seguintes afirmativas:

 

1. Na fala, há uma incidência de repetições lexicais para retomadas explícitas do referente.

 

2. A fala se ocupa muito acentuadamente de uma organização colaborativa com envolvimento interpessoal (falante e ouvinte) relacionado ao contexto discursivo e à relação direta com a referenciação situada, ou seja, nesse caso nem sempre há propriamente retomada dos mesmos referentes mas remissão a um contexto mais amplo.

 

3. A especificidade da progressão referencial na fala reside inclusive na estratégia, em que não há retomada nem remissão a alguma entidade representada por algum item antecedente específico, mas uma simples indução referencial, fundada em aspectos difusos da cotextualidade ou em processos cognitivos supondo partilhamento de conhecimentos entre os participantes.

 

Assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas:

 


1 e 2


1, 2 e 3


3, apenas


1 e 3


2 e 3

Leia o fragmento a seguir:

 

“Os haitianos são o principal grupo de imigrantes no Brasil nos últimos sete anos. Em 2016, eles somavam quase 81 mil pessoas. Desde 2013 os haitianos são maioria no fluxo de migrantes. Em 2016 representavam 34,3% do total de entradas. Em segundo lugar estão os bolivianos que registram 60,8 mil pessoas.”

 

(Fonte: G1. Política. Disponível em: < https://g1.globo.com/politica/noticia/entrada-de-imigrantes-no-brasil-caiu-23-em-dois-anos-efeito-da-crise-politica-e-economica-diz-estudo.ghtml>. Acesso em: 03 abr. 2018.)

 

Em relação aos processos de referenciação, considerando as palavras grifadas, podemos afirmar o seguinte:

 

1. A segunda expressão “os haitianos” é forma remissiva do referente “os haitianos” (primeira expressão). Neste caso há uma estratégia de referenciação textual com expressão nominal definida.

 

2. A expressão “eles” é forma remissiva do referente “Os haitianos”. Neste caso há uma estratégia de referenciação textual pelo uso de pronome.

 

3. A segunda expressão “os haitianos” é forma remissiva do referente “os haitianos” (primeira expressão). Neste caso há uma estratégia de referenciação textual do tipo: repetição do mesmo item lexical.

 

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

 


3, apenas


2, apenas


1, apenas


1, 2 e 3


2 e 3

Leia o trecho, a seguir, extraído da canção “Bala perdida”, de Gabriel o Pensador:

 

Bala perdida

             Gabriel o Pensador

Bom dia, mulher
Me beija, me abraça, me passa o café
E me deseja "Boa sorte"
Que seja o que Deus quiser
Porque eu tô indo pro trabalho com medo da morte
Nessas horas eu queria ter um carro-forte
Pra poder sair de casa de cabeça erguida
E não ser encontrado por uma bala perdida
Querida, eu sei que você me ama
Mas agora não reclama, eu tenho que ir
Não se esqueça de botar as crianças debaixo da cama na hora de dormir
Fica longe da janela e não abre essa porta, não importa o motivo
Por favor, meu amor, eu não quero encontrar você morta
Se eu voltar pra casa vivo
Mas se eu não voltar não precisa chorar
Porque levar uma bala perdida hoje em dia é normal
Bem mais comum do que morte natural
Nem dá mais capa de jornal tchau
Se eu demorar, não precisa me esperar pra jantar
E pode começar a rezar

[Refrão]

Pra variar estamos em guerra

Pra variar estamos em guerra

Pra variar estamos em guerra[...]

(Fonte: https://www.letrasdemusicas.com.br/gabriel-pensador/bala-perdida)


Você estudou que mudança linguística é quando um fenômeno de variação atinge um índice tão alto que a antiga forma vai enfraquecendo até desaparecer, como exemplo, temos o pronome “vosmercê” que se tornou “você”. Esse fenômeno ocorre pelo princípio de transição, em que ocorre a mudança de um estado da língua para outro, por meio de sucessão de geração após geração. Ao analisar a canção, infere-se que esse fenômeno pode ocorrer com as seguintes palavras:

 


prá, prô, tô


e, nem, se


querida, perdida, precisa


ama, abraça, café


longe, janela, porta

O trecho a seguir foi extraído do conto “A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa”. Leia-o.

 

 

Sem alegria nem cuidado, nosso pai encalcou o chapéu e decidiu um adeus para a gente. Nem falou outras palavras, não pegou matula e trouxa, não fez a alguma recomendação. Nossa mãe, a gente achou que ela ia esbravejar, mas persistiu somente alva de pálida, mascou o beiço e bramou: " vai, ocê fique, você nunca volte!" Nosso pai suspendeu a resposta. Espiou manso para mim, me acenando de vir também, por uns passos. Temi a ira de nossa mãe, mas obedeci, de vez de jeito. O rumo daquilo me animava, chega que um propósito perguntei: "Pai, o senhor me leva junto, nessa sua canoa?" Ele só retornou o olhar em mim, e me botou a bênção, com gesto me mandando para trás. Fiz que vim, mas ainda virei, na grota do mato, para saber. Nosso pai entrou na canoa e desamarrou, pelo remar. E a canoa saiu se indo — a sombra dela por igual, feito um jacaré, comprida longa.[...]

 

 

(Fonte: ROSA, Guimarães. A terceira margem do rio. Disponível em: < https://www.contioutra.com/terceira-margem-rio-um-conto-de-guimaraes-rosa/ >. Acesso em: 24 out. 2018.)

 

Weinreich, Labov e Herzog (2006) propuseram os princípios empíricos para a teoria da mudança linguística, que seriam fatores que desencadeiam o processo de mudança nas línguas. Nas expressões “Cê” e  “ocê”, verificamos o seguinte princípio:

 


avaliação


encaixamento


transição


fator condicionante


implementação

A partir dos estudos realizados, coloque V para Verdadeira e F para Falsa, em cada uma das afirmativas a seguir:

 

(   ) A intencionalidade, a situacionalidade, a aceitabilidade, a informatividade e a intertextualidade são fatores de textualidade.

(   ) Os textos são manifestações linguísticas produzidas por indivíduos concretos em situações concretas e sob determinadas condições de produção.

(   ) Pode-se dizer que os textos são sequências linguísticas que produzimos quando nos comunicamos com algum de nossos semelhantes, os seres humanos, em qualquer situação da nossa vida prática do dia a dia.

(   ) É necessário que o texto constitua uma unidade semântica, ou seja, deve ser um todo que faça sentido e se caracterize por ser uma unidade formal e material cujos constituintes linguísticos devem se mostrar de tal modo integrado, permitindo que ele seja percebido como um todo coeso.

 

Assinale a alternativa que contém a sequência correta:


V, F, V, F.


F, V, V, V.


F, F, F, V.


V, V, V, V.


F, F, V, V.

Páginas: 12345